Perfurações Horizontais Trados

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    Perfurações Horizontais Trados

    As travessias por perfuração horizontal sob vias rodoviárias ou vias-férreas são cada vez mais usadas, de modo a evitar a sua destruição e a permitir a continuidade da sua função como acesso. O método de perfuração horizontal por trados mecânicos, consiste na cravação de tubos de aço soldados topo a topo, que irão por sua vez permitir a instalação de outras infraestruturas. O método de perfuração horizontal com cravação simultânea dos tubos por impulsão hidráulica, é executado por uma máquina equipada com um sistema de trados mecânicos equipado na extremidade com uma cabeça de corte que por rotação promove a desagregação do maciço. Os solos escavados são removidos através do próprio tubo pela rotação dos trados, sendo removidos do fosso por uma escavadora.

    Posteriormente e pela ação dos hidráulicos é impulsionado o tubo em troços que são soldados topo a topo, à medida que são cravados no terreno. A perfuradora é colocada dentro de um fosso (fosso de ataque), cujas dimensões variam consoante a máquina que se coloca no terreno, cujo comprimento máximo pode ir até 18 metros para colocar tubos de 12 metros de uma só vez, por cerca de 4 metros de largura. A sua base deve ser plana para servir de apoio à estrutura da máquina perfuradora, sendo as dimensões conforme o equipamento a utilizar e o comprimento da tubagem de forra. A plataforma do fosso de ataque deverá ter uma profundidade de 0,6 m abaixo da cota de soleira da tubagem.

    Para se respeitar as condições de projeto é necessário o apoio topográfico antes de se iniciar a perfuração. Normalmente o apoio da máquina perfuradora é uma chapa metálica com as dimensões aproximadas de (2×2) m2 que promove a reação contra o próprio maciço terreno; quando isso não dá resultado em alguns casos é ainda necessário executar um muro de reação em betão para servir de reação.

    Faseamento Executivo