- Verificação das características geológicas, geotécnicas e hidrogeológicas do maciço;
- Levantamento topográfico do terreno;
- Levantamento das infraestruturas existentes;
- Verificação dos acessos ao local da obra.
- Análise das características geológicas, geotécnicas e hidrogeológicas do maciço;
- Análise da topografia e do levantamento das infraestruturas existentes;
- Análise da trajetória de projeto e das eventuais condicionantes;
- Definição dos locais de colocação do equipamento, ponto de entrada, desenho da curva de perfuração e ponto de saída;
Sondagens Oeste
Perfurações Horizontais Dirigidas
Devido às exigências das sociedades atuais assiste-se à proliferação de trabalhos urbanos para a passagem de cablagens e tubagens para os serviços de águas, saneamento, gás, comunicações, etc. A tradicional técnica de abertura de valas a céu aberto para este tipo de instalações é cada vez menos atrativa devido aos constrangimentos e transtornos que causa na normal circulação de pessoas e tráfego acarretando prejuízos sociais e ambientais indesejáveis; outras vezes as próprias condicionantes de execução das valas a céu aberto, leva a médio/longo prazo a um acréscimo de custos devido à necessidade de recompactação e repavimentação das vias.
Desta forma a perfuração horizontal dirigida tem-se assumido como a solução técnica inovadora e incontornável que minimiza tais constrangimentos e apresenta uma relação custo/beneficio bastante competitiva. O equipamento utilizado para a execução deste tipo de perfurações utiliza a mais moderna tecnologia, permitindo o direcionamento da perfuração à medida do seu avanço. A grande vantagem deste sistema em relação a outras técnicas de perfuração horizontal é a de não ser necessário proceder à abertura de poços, o que possibilita o trabalho em áreas de dimensões reduzidas. As nossas máquinas têm capacidade para perfurar em qualquer tipo de terreno a diâmetros de Diametro100mm até Diametro500mm. Em determinadas condições, pode executar de uma só vez, travessias com aproximadamente de 300 metros lineares.
Faseamento Executivo
Inspeção do local da obra
Antes da escolha do local de instalação do equipamento de perfuração, deverão ser verificadas algumas condições e analisada a viabilidade da perfuração, nomeadamente:
Planificação da Trajetória de Perfuração

Posicionamento e Abertura do poço de lamas
Procede-se a abertura de poço de lamas, e procede-se à instalação, posicionamento e ancoragem do equipamento de perfuração dirigida.
Realização do Furo Piloto

Após a colocação, posicionamento e ancoragem do equipamento de perfuração dirigida inicia-se a execução do furo piloto.
Esta primeira perfuração é de menor diâmetro (executada com uma cabeça direcional equipada uma sonda que permite a localização da perfuração ao longo da execução deste furo piloto, e que se façam correções na direção de perfuração para manter a trajetória pretendida. O avanço da furação é conseguido através da ação combinada da injeção das lamas bentónicas sobre pressão, do empurre e da rotação da cabeça de perfuração que se encontra ligada à perfuradora através de varas de perfuração.
As lamas bentónicas além de intervirem na furação têm outras funções, como o arrefecimento da cabeça de perfuração, a remoção dos detritos de furação , a sustentação das paredes do furo e lubrificar a passagem da tubagem. O acompanhamento da perfuração faz-se através dos sinais recebidos da sonda instalada na cabeça de perfuração, podendo estes ser de dois dispositivos diferentes: cabo Sonda onde a informação será enviada para um aparelho recetor onde será confrontado com o traçado definido, ou com uma sonda de radio deteção que transmite o sinal a um recetor colocado na superfície que faz a procura do seu posicionamento.Alargamento

Após a execução do furo piloto a cabeça de perfuração direcional é retirada no fosso de receção e colocado um “alargador” com um diâmetro superior à perfuração anterior. O alargador servirá para aumentar o diâmetro do furo inicial que através da rotação do puxe e da injeção de lamas bentónicas fará várias passagens até que se atinja o diâmetro pretendido.Colocação do Tubo
Quando se atinge o diâmetro desejado, é ligado ao alargador, através de um destorcedor, o tubo a colocar e efetuado o puxe deste até a extremidade inicial da perfuração.
